Em recente ensaio para a revista Colóquio/Letras, Jorge Vaz de Carvalho comentou o lançamento das mais recentes edições dos livros Perseguição e Coroa da terra, pela Assírio & Alvim, com prefácios de Fernando J. B. Martinho e Francisco Cota Fagundes, respectivamente.
A editora, que pretende publicar toda a produção poética de Jorge de Sena, já lançou mais dois volumes, Pedra filosofal e As evidências – o primeiro prefaciado por Joana Meirim e o segundo por Silvina Rodrigues Lopes.
Destacamos a importância dessas novas edições dos livros autônomos da poesia seniana, pois elas não só facilitam o acesso de novos públicos à obra do autor, propiciando renovado interesse pela sua produção literária, como também convidam estudiosos e acadêmicos a se debruçarem sobre a estrutura de cada livro.
Com efeito, a obra poética seniana é muito lida em seu todo, muito por conta do fato de o próprio Sena ter reunido seus livros em coletâneas: Poesia-I, Poesia-II e Poesia-III. Após isso, as edições até então mais recentes são também no formato de coletânea, organizadas e editadas por Jorge Fazenda Lourenço sob os títulos de Poesia 1, para toda a obra publicada em vida pelo poeta, e Poesia 2, para a obra póstuma. De fato, quando observamos a bibliografia seniana, percebemos que todos os seus livros de poesia, à exceção das coletâneas, ganharam somente uma edição.
Assim, apesar de haver quantidade considerável de estudos sobre a poesia de Jorge de Sena, aqueles dedicados a livros específicos são mais raros. Esta situação, no entanto, tem tudo para ser revertida com os novos lançamentos da Assírio & Alvim.
Em 2022 comemoramos os 80 anos da primeira publicação de Perseguição e os 50 da publicação de Exorcismos. É, pois, ocasião mais do que propícia para revisitarmos com atenção as obras poéticas de Jorge de Sena.
Os livros podem ser consultados e adquiridos no site da própria editora, estando disponíveis os formatos físico e digital (e-book):