Marcando o início, no Brasil, das atividades acadêmicas de 2011, aqui trazemos uma “aula magna” do mestre-maior Antonio Candido, Professor Emérito da USP e da UNESP, Doutor Honoris Causa da Unicamp, “Prêmio Camões” de 1998.
Graças à sua generosa autorização, reproduzimos em video parte da palestra proferida no dia 01 de setembro de 1998, em Araraquara, na abertura do Congresso Internacional “Sinais de Jorge de Sena” — exatamente os momentos dedicados à evocação do colega e amigo com quem conviveu diariamente em Assis e que depois reencontrou em outros espaços. Inclusive na mesma Araraquara, participando do júri que em 1964 conferiu ao poeta o título de Doutor e Livre-Docente, summa cum laude.
Como se poderá confirmar neste testemunho, era grande o apreço do ensaísta brasileiro pelo escritor português. E, atestando que era absolutamente verdadeira a recíproca, lembremos que os dois se tornaram “compadres” quando o casal Sena convidou o casal Mello e Souza a batizar a filha Maria José; que foi a Antonio Candido que Sena ofertou o manuscrito original de sua novela O Físico Prodigioso; e que Sena, num gesto raro em sua bibliografia, dedicou a Antonio Candido seu livro Uma Canção de Camões — dedicatória concluída com as seguintes palavras: “rara excepção é Você, no que representa das mais puras virtudes humanas e das mais profundas virtudes do Brasil”.